domingo, 31 de maio de 2009

Patriotismo?

Esses dias vi no jornal uma notícia que dizia que o Hino Nacional vai voltar a ser obrigatório nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Eles dizem "há necessidade de resgatar e despertar no aluno valores cívicos” e estabelece que as escolas deverão cantar o hino toda segunda-feira, no horário da entrada dos alunos.

Em um país em que a escola está a beira de um colapso, com falta de funcionários, falta de material, prédios que mais parecem prisões do que escolas, professores despreparados e depressivos, alunos desinteressados e praticamente analfabetos, em um sistema que todos nós já sabemos que está falido, será que cantar o hino vai trazer algum “valor cívico”?

Sem contar que boa parte dos alunos não sabe nem cantar o hino, além disso é mais fácil decorar uma música de funk do que o hino nacional!

de que adianta saber o hino pra ser um bom cidadão patriota se muitos não sabem nem escrever o próprio nome? Como interpretar a leitura da história e a importância de ser patriota?

Acho que patriotismo não é uma coisa que deve ser obrigada, não é só porque sou brasileira que tenho que gostar do Brasil e ser-lhe devota (o que não é o meu caso, pois apesar de tantas vergonhas, amo esse país), acho que patriotismo, valor cívico, respeito e amor a sua nação é uma coisa que depende de você e não da imposição dos outros.

Um comentário:

  1. Realmente não é obrigando a cantar o hino que vamos ter uma sociedade patriota. Eles querem que o hino brasileiro tenha o mesmo efeito que o dos EUA, mas lah o hino é uma consequência. Eles amam o país, coisa que pouco acontece aqui. Conheço gente que ama mais a Inglaterra do que o Brasil! Infelzmente somos patriotas somente na Copa... Isso tem que mudar. O Brasil tem muitas qualidades!

    ResponderExcluir