domingo, 19 de julho de 2009

Viva o presente

Aprendi esses dias um lição valiosa, com uma das, ou talvez a pessoa mais sábia que eu conheço e que mais admiro. Uma lição que talvez seje boba mas na verdade é valiosíssima e que talvez todos nós já sabemos mas acabamos esquecendo de colocar em prática.

Talvez seja até o segredo de se ter uma vida feliz.

Andava meio angustiada e exigindo muito de mim mesma, e me crucificando a cada erro que eu considerava inaceitável. Talvez seja até uma crise em que todos os jovens acabam enfrentando. Aquelas duras palavras que caem como uma bomba em nossas cabeças nessa fase...Responsabilidade, Decisão, Maturidade, Escolha, Objetivo, Rumo, e coisa e tal... Todas aquelas palavrinhas que temos que conhecer ao entrar no "mundo dos adultos".

Eu mesma estava me encurralando na parede e exigindo respostas e atitudes que não conseguia executar. Na verdade ainda hoje me pego fazendo isso as vezes.

Mas bem menos do que antes, pois tive uma boa conversa com esse sábio que tenho a sorte de ter em minha vida. Ele me acalmou dizendo que não devo ficar assim, a vida não começa só quando se começa a trabalhar ou quando se começa a faculdade como muitos pensam, a vida começa desde que nascemos. E devemos aproveitá-la igualmente como aproveitavamos na infância, vivendo a cada dia, sem ficar se martirizando pelo que nem aconteceu ainda, pelo que nem sabemos se vai acontecer.

Escolher uma coisa hoje, uma faculdade, uma profissão ou qualquer outra escolha importante, não quer dizer que vou ficar amarrada à ela a vida inteira, eu posso seguir outros caminhos se o escolhido não der certo e não devo me culpar por isso. A vida é feita de experimentos, de testes, de erros e acertos, estamos aqui pra isso.

É um erro que eu tenho reparado muito nos jovens, ao ter que escolher a faculdade e consequentemente a profissão, todos acham que é a escolha que determinará suas vidas. Mas percebi que não é bem assim, você pode seguir num rumo e acabar entrando em outro o que importa é seguir o que te faz feliz no momento. Posso escolher fazer sociologia hoje, e depois acabar virando adestradora de cães rsrs...Não importa se me formei em uma coisa e acabei virando outra, o que importa é se estou feliz.


Há e uma coisa é certa, nada é feito em vão! Ás vezes aprendemos coisas que parecem inúteis e que nunca vamos usar, mas tudo o que aprendemos por mais simples que seja é valido.

Este sábio me fez ver que estamos na vida não para seguir regras ou doutrinas e sim para vivenciá-la a cada segundo.

Portanto viva o momento, faça o que der pra fazer, aproveite tudo o que puder, sonhe o futuro mas nunca se esqueça de viver o presente!!!

Um comentário:

  1. Mari, minha querida amiga.
    Ao ler seu texto eu consegui enxergar nitidamente a minha pessoa. No ano passado eu e a Bruna vivíamos em constante cobrança e insegurança. Avaliávamos o que era a vida, o que era viver. Por várias vezes conversavámos sobre o futuro. Eo que é o futuro? É exatamente aquilo que você planta no presente. Mas o presente é viver sem medo de viver. Não se prenda em questões que te enlouquecem como a faculdade que deverá prestar e sim no que te dá prazer agora.
    Te falo isso porque já o passei e ainda o passo. Mas é natural, um dia ainda riremos juntas dessas ideias malucas que tiram nossos sonhos. Mas creia, minha querida: seremos muito felizes!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir