terça-feira, 22 de junho de 2010

Vocação

aiai =/
Estou num dilema esses dias que pensei que não estaria mais. Estava feliz no meu curso de Técnico em Multimídia e até pensei em depois fazer uma faculdade ligada a este ramo. Estou indo bem lá, gosto muito de mecher com os programas de edição de imagem e na minha humilde opinião tenho feito trabalhos muito bons, tenho bastante habilidade e bom senso em meus trabalhos (quanta humildade né?! rs), há pelo menos o professor sempre elogia meus trabalhos :D.

Mas nesses último dias ando inquieta, pensando que talvez eu não tenha muita vocação para esta área de Design gráfico. Penso qua não tenho o dom, ou a inspiração que deve ter um bom designer, como exemplo cito um amigo "Kenan", ele faz faculdade de design, mas ele sem sombra de dúvidas é perfeito pra esta área! Super dinamico, cheio de idéias, original, criativo...enfim tudo o que eu acho que talvez eu não tenha, pelo menos não o suficiente pra seguir esta carreira.

E fico um pouco triste de perceber isto só agora, agora que já comecei o curso e já estou no final do primeiro módulo. Mas penso que antes tarde do que nunca né. Apesar de que sou nova ainda, posso mudar de idéia quantas vezes quiser pois tenho muito tempo pela frente.

Não queria ter de sair do curso, não gosto de começar uma coisa e depois não termina-lá, mas não é só por isso, é também porque apesar de perceber que talvez não seja minha área eu estou gostando do que estou aprendendo lá e quero aprender mais nos próximos dois módulos que aindam tenho pela frente. Acho que vou até o final do curso sim, e depois eu vejo o que vou fazer.

O ruim é que nem trabalhei na área ainda pra saber se realmente gosto, porque você estudar é uma coisa, agora, trabalhar com aquilo é totalmente diferente né. Mas tá difícil arranjar estágio nesta área principalmete no horário da tarde =/ ...rs e eu no início que achava que ia ser super fácil achar emprego nesta área.

Desde pequena eu sempre quis trabalhar em algo que lidasse com pessoas e não com números ou máquinas. Desde pequena eu sempre quis ser professora, queria fazer pedagogia. Mas fui crescendo e percebendo que com o tipo de método educacional que temos hoje em dia, talvez não fosse muito bom eu escolher esta carreira, ainda mais porque curso de pedagogia tem que ser feito em uma boa faculdade, se não, não vale a pena, pois é um curso considerado "fácil" e por isso é passado de modo "fraco" nas faculdades além de ter em muita concorrência.

Já pensei em jornalismo, já aprendi e vivenciei em alguns projetos da Associação Cidade Escola Aprendiz, algumas técnicas de jornalismo, como filmar, entrevistar, editar vídeos e redigir textos...gostei muito e acho que fui bem nos trabalhos que fiz lá. E tive como exemplo e influência pessoas maravilhosas e muito competentes nesse ramo e elas me fizeram ter vontade de seguir esta carreira. Mas depois pensei bem a acho que talvez também não tenha vocação para jornalismo.

Pensei em Letras...Psicologia...História....Sociologia...entre outras. Todas na área de humanas.

Até que, com essa onda de curso técnico que têm ganhado muita força ultimamente, pensei que talvez fosse melhor fazer um curso técnico primeiro, pra conseguir arranjar um emprego na área e poder pagar a faculdade.

Na verdade não mudei de idéia quanto a isso, acho que vou terminar este curso, tentar achar um emprego na área e com o salário vou pagar minha faculdade...mas...não vou fazer faculdade de Multimídia, nem Design...agora enfiei na cabeça a idéias de fazer EDUCAÇÃO FÍSICA! :D rs irônico não?!...porque não tem nada a ver com tudo o que já pensei em fazer, quer dizer, na verdade tem sim, porque é uma carreira que também está na área de Humanas.

Pois é, Educação Física...e porquê? Também desde pequena outra coisa que sempre fiz foi exercícios físicos, em casa meu pai sempre me influenciou muito nisto. Comecei a fazer natação com 7 anos mas parei durante um tempo. Meu pai já praticou várias artes marciais e sempre me incentivou a praticar alguma principalmente Aikido, ele fez durante um tempo mas teve que parar pois as aulas de Aikido são caras e por isso não pude fazer também.
Até que tivemos conhecimento de que no mesmo lugar em que fazia natação, estava rolando um projeto social onde professores de Jiu Jitsu estavam dando aulas de graça, e olha que ironia: o mesmo professor que é responsável por esse projeto, foi professor de jiu jitsu do meu pai antigamente!...conclusão, eu meu pai e meu irmão começamos às frequentar as aulas no projeto e já faz 7 meses que estamos lá, e só esse curto tempo já me fez com que me apaixonasse por Jiu Jitsu e me interessasse mais por artes marciais. E com isso tudo acabei pensando em fazer Educação Física.

Ufa!

Agora só o tempo vai me dizer se o que estou escolhendo é o melhor pra mim...talvez eu mude de novo de idéia, talvez não. O que eu quero mesmo é poder fazer algo que eu goste de fazer, isso é o que importa e acho que devo mudar quantas vezes for preciso pra isso. Não é?!

Um comentário:

  1. Ah! Minha querida Mari. Tenho certeza que você está se sentindo o etzinho do mundo, não é?! Mas é mais do que normal essa reação. Estamos (eu tbm) numa idade de escolhas, escolhas difícieis. Não a cor do sapato, ou uma blusa q combine com a calcinha, mas sim do nosso futuro. Faculdade, responsabilidades em casa, enfim... muita coisa para quem acaba de sair da adolescência para virar "gente grande", Mulher! Se isso te conforta, eu passei, passo e certeza que vou continuar passando pela mesma situação. É difícil! Mas pq vc caiu nesse mundo? Para aprender, creio eu. E é isso que vale a pena. Aprender independentemente de como. Meta as caras, nada é em vão. E outra, a vida é um grande déficit. Quanto mais vazio vc sente na sua vida, mais vc tem que correr atrás para preenche-lô. E vc nunca vai conseguir preenchê-lo, e o mundo sempre vai exigir mais de vc. Mas não se preocupe com isso agora, sabe pq? Pq vc só vai notar seu valor e ver os resultados dessas crises quando vc estiver bem velhinha, no momento de questionamento próprio. Portanto... se jogue. Termine seu curso, faça Ed. Física, engenharia, astrologia, pesquisa de dinanômetro... do que vc quiser, linda! Só curta com vontade e veracidade tudo o q quiser (esse é o bom da vida)!

    Escrevi demais, né?! rs* Se cuida e pense nisso... Te adoro :)

    ResponderExcluir